- Área: 70 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Academia das Ciências é um projecto de reabilitação de um apartamento de 70m2 no centro histórico da cidade de Lisboa com a finalidade de rentabilização através de aluguer de curta duração. As solução proposta para a reabilitação do apartamento, parte de uma análise ao edificado existente com o objectivo de conservar e enaltecer as suas características construtivas, introduzindo em sintonia, as novas infra-estruturas de que carece, considerando o elevado estado de degradação do apartamento.
O primeiro ponto da intervenção foca-se na requalificação integral da estrutura existente, que é definida pelas paredes perimetrais do espaço e de uma parede transversal de travamento da estrutura. A proposta passa pela reabilitação desta estrutura através da consolidação das argamassas danificadas, mantendo porém como acabamento final a sua aparência texturada como vestígio do passado. Todos os vãos existentes foram repostos e re-dimensionados com desenho similar ao original, permitindo a homogeneidade da leitura dos alçados interiores e exteriores.
Num segundo gesto, propõe-se a aplicação de um lambril de madeira, liso e pintado à cor branca, que contrasta com a rugosidade das paredes existentes. Este elemento segue a altura dos parapeitos das janelas e percorre todo o perímetro da casa, resolvendo tanto o remate do pavimento com a parede como as cabeceiras das camas, batentes de portas e até a construção de uma mesa de trabalho na sala. É proposta também uma nova adição que se situa estrategicamente no centro da casa e que funciona como um tampão entre as zonas privadas e as zonas sociais, contendo as infraestruturas funcionais da casa: uma cozinha e duas instalações sanitárias. A peça é composta por um volume mono-material que se destaca pelo seu acabamento colorido em contraste com as paredes existentes.
Este momento é ainda acentuado pela diferença de pé-direito no seu interior, marcando claramente a sensação de transição entre a sala e os quartos. Embora divida os quartos da sala, a colocação de quatro painéis pivotantes permite uma circulação fluída, a permeabilidade de luz entre os extremos Norte e Sul do apartamento e a utilização das instalações sanitárias de forma independente para ambos os espaços. O projecto prevê assim um gesto simples de requalificação do existente com a adição de um volume contemporâneo. Pretende-se fazer uma ligação coerente entre o edificado existente e as novas adições necessárias para a sua utilização, numa conjugação equilibrada entre passado e presente.